sábado, 19 de janeiro de 2008

A menina e o abutre....




Esta foto lavou-me em lágrimas.....quando soube da história fiquei ainda mais triste....leiam-na....




"Esta foto trouxe a fama mundial a Kevin Carter , fotógrafo sul-africano, concedendo-lhe o prémio Pullitzer de 1994 para melhor fotografia.
Esta foto levou Kevin Carter ao suicídio .
Carter tirou a fotografia no Sudão, quando lá foi fotografar a imensa tragédia da fome causada pela guerra civil.
Nas planícies desérticas Carter deparou-se com uma menina, que rastejava em direcção a um distante posto de alimentação, enquanto era observada por um abutre.
Kevin tirou a foto genial, enxotou o abutre e partiu junto com outros jornalistas em busca de outras fotos.
Não se sabe o que aconteceu à menina, abandonada à sua sorte, mas julgando pela sua condição e sabendo que milhares morreram à fome no Sudão naquela altura, não é difícil imaginar o seu destino..me em lágrimas......segue também o texto da história da fotografia....


O posterior peso na consciência, aumentado pela popularidade trazida pela imagem e pela curiosidade mundial em saber o "porquê" da escolha de ser observador e não salvador, provou ser pesado demais para Kevin Carter .
Se puderem vejam o documentário
The Death of Kevin Carter - Casualty of the Bang Bang Club .
Aqui neste pedaço de céu, nem imaginamos o que é viver em miséria extrema. Mas mais de metade da população mundial vive assim, enquanto no mundo que nós "conhecemos" se desperdiça e se acumula valor e géneros suficientes para erradicar a miséria.


Por culpa de todos nós isto acontece. Por nossa culpa todos os dias crianças morrem abandonadas à sua sorte em condições extremas.
Hoje sinto-me assim...culpado."






não vi o documentário...acho que prefiro não ver....a fotografia vale mais que mil palavras...


Hoje a borboleta sentiu-se muito triste....

1 comentário:

Ranhoca disse...

Soninha... já conhecia essa foto e toda a historia q a envolve... é inacreditavelmente triste, mas ajuda-nos a relembrar as desgraças q existem espalhadas pelo mundo e q nós convenientemente fazemos por esquecer. Sim, há pessoas q sofrem horrores os quais nós nem sequer imaginamos... Isso é horrivel. Faz-nos pensar como somos superfulos e mesquinhos no nosso dia-a-dia... Não temos razoes p ser infelizes!